9789895473724.png

非官方诗坛 | POÉTICA NÃO OFICIAL

"非官方诗坛 | Poética Não Oficial, Poesia Contemporânea Chinesa", Seleção e Tradução de Sara F. Costa

Edição bilingue 
Fafe, Portugal: Editora Labirinto, 2020.


"A arte, enquanto alma de um país, tem o potencial de nos fornecer outro entendimento sobre um determinado povo.
Neste livro, traduzi para português uma amostra de 33 poetas da cena literária “underground” ou “subterrânea”, isto é, não ortodoxa ou institucional (非官方诗坛) de maior relevância para compreender o panorama literário da China pós-Revolução Cultural."

Sara F. Costa


Entrevista ao Hoje Macau

 
Captura de ecrã 2020-06-09, às 18.15.3

A TRANSFIGURAÇÃO DA FOME

Isabel Cristina Mateus sobre o livro

Livro vencedor do Prémio Internacional Glória de Sant'Anna para melhor livro de poesia publicado em países de língua portuguesa em 2018.


"A Transfiguração da Fome é assim um livro que faz do trabalho de transformação ou de invenção da linguagem, da palavra resgatada do uso quotidiano, o ofício e o assunto da poesia. Da poesia como expressão intelectual e artística do homem enquanto animal de linguagem ou, de modo mais preciso, desse “animal raivoso” que é o poeta no dizer de Teixeira de Pascoaes. O poeta que amarrota com mãos insatisfeitas e arroja raivosamente ao chão os papéis escritos, na sua busca permanente da palavra. O próprio poema é um animal que respira e se move, tem fome e sede." 

Isabel Cristina Mateus, Revista Caliban  

 
30007_omovimentoimpropriodomundo_capa_96

O MOVIMENTO IMPRÓPRIO DO MUNDO

A partir do título do novo livro de Sara F. Costa, «O movimento impróprio do mundo», entramos num espaço que gira em torno de dois conceitos: movimento associado a deslocação, a viagem, e mundo relativo ao espaço em que esse movimento se dá. No entanto, se por mundo entendermos a Terra, o planeta, o movimento que logo lhe associamos é o de rotação, com a sua dupla regularidade ligada ao dia, que é a rotação do planeta sobre si, e o ano, que é a rotação da Terra à volta do Sol.

Nuno Júdice em "Revista Caliban"

 
30005_o_sono_extenso_001_858632681.jpg

O SONO EXTENSO

A obra poéticaO Sono Extenso, de Sara F. Costa, foi distinguida com o Prémio Literário João da Silva Correia, atribuído pela Câmara Municipal de S. João da Madeira, em Dezembro de 2011. A cada verso, o leitor mergulha, em pleno e sem retorno, na surpresa de uma desvairada criação de existências vivas, intensas e de uma desconcertante actualidade. A palavra é injectada de uma força original interpelante e perturbadora, única e exclusiva da poesia.

 
 

CONTACTE-ME

Alguns dos meus livros não se encontram em circulação no mercado. Contacte-me para mais informações!

livros.jpg
 
  • Facebook

Todos os Direitos Reservados